Presente nos mais diversos itens de proteção individual e materiais hospitalares, o plástico tem sido indispensável nos cuidados e combate à pandemia de Covid-19 .
O atual cenário mundial exige atenção especial nos cuidados com a saúde. A mesma pandemia, que distanciou familiares e amigos desde o início do ano, tem nos ensinado novos hábitos para protegermos uns aos outros da melhor maneira possível. O que algumas pessoas podem não ter percebido é que os produtos plásticos se tornaram fundamentais nesta rotina de cuidados e combate à pandemia de Covid-19.
Para começar, o plástico possui características essenciais que auxiliam a evitar a contaminação entre as pessoas, ou seja, aumenta a proteção contra a Covid-19:
O plástico é ATÓXICO, é um material RESISTENTE, também é muito LEVE e extremamente SEGURO!
Os materiais plásticos ajudam no suporte àquilo que mais importa: a nossa saúde. Estão presentes em produtos que fazem parte da rotina dos profissionais da saúde:
- Máscaras
- Luvas
- Proteção para os pés
- Toucas
- Aventais
Além disso, há muitos outros produtos hospitalares produzidos a partir do plástico, como o RESPIRADOR – ouvimos falar bastante sobre ele nos últimos tempos, pois se tornou indispensável para salvar vidas durante o combate à pandemia de Covid-19. Além disso , também encontramos o plástico em produtos, como:
- Frascos para remédios
- Cápsulas
- Bolsas para sangue e soro
- Seringas
- Catéters
Se você está se perguntando: “E no meu dia a dia, o plástico me protege?”
Sim, o plástico tem colaborado com a proteção de todos, confira abaixo como!
Temos utilizado o plástico em nosso dia a dia e, muitas vezes, nem nos damos conta. Materiais plásticos estão presentes em itens que já são fundamentais em nossa rotina:
- Embalagens para álcool em gel
- Escudos para proteção (face shield)
- Máscaras descartáveis
- Embalagens para alimentos
Agora, você já percebeu a importância do plástico na luta contra esta pandemia, mas queremos reforçar que, em um momento como este, precisamos nos cuidar ainda mais e seguir todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
- Cubra a boca e o nariz ao tossir e espirrar
- Lave as mãos regularmente ou use álcool em gel
- Evite aglomerações e ambientes fechados
Fonte: Site Movimento Plástico Transforma (acesso: 28/06/2021).