O plástico é um dos materiais mais presentes no nosso cotidiano. Os diversos tipos de plásticos servem como matéria-prima para a fabricação de escovas de dente, brinquedos, bijuterias, peças do computador, utensílios de cozinha, entre outros. Seu emprego nos mais variados produtos se deve a fatores como alta durabilidade, baixo consumo de energia e facilidade de transporte e processamento.
Eles são, basicamente, divididos em termoplásticos e termorrígidos, sendo, respectivamente, recicláveis e não recicláveis a altas temperaturas. Aqui na FKP nós utilizamos diversos tipos. São eles:
- PEAD (Polietileno de alta densidade)
Material opaco devido à sua maior densidade e alto grau de cristalinidade. Possui maiores propriedades mecânicas que o PEBD e PEBDL. É resistente às baixas temperaturas, leve, impermeável, rígido, com ótimas resistências química e mecânica. Muito resistente quimicamente o que permite sua aplicação em embalagens de produtos de limpeza e produtos químicos. Utilizado também na fabricação de autopeças.
Na figura abaixo está a Tampa Cega, fabricada na FKP sendo um exemplo de produto feito com PEAD.
2. PEBD (Polietileno de baixa densidade)
Material com baixas condutividades elétrica e térmica. É resistente ao ataque de produtos químicos. É atóxico. Flexível, leve e transparente (quando em baixas espessuras). Muito utilizado em embalagens para alimentos e produtos de higiene pessoal, tubos para irrigação, isolamento de fios, etc. O PEBDL é principalmente utilizado na produção de embalagens flexíveis para alimentos.
Na figura abaixo está a Espátula (aplicação em adesivos, películas, etc.), fabricada na FKP sendo um exemplo de produto feito com PEBD, sendo este material escolhido pela flexibilidade que proporciona ao produto.
3. PP (Polipropileno)
Este polímero tem como característica a conservação do aroma, ser transparente, brilhante, rígido e resistente a mudanças de temperatura. É muito utilizado em filmes para embalagens e alimentos, embalagens industriais, cordas, tubos para água quente, fios e cabos, frascos, caixas de bebidas, autopeças, fibras para tapetes e utilidades domésticas, potes, fraldas e seringas descartáveis, etc.
Na figura abaixo está o Suporte para Rolo, fabricado na FKP sendo um exemplo de produto feito com PP.
4. POM (Poliacetal)
O poliacetal é um plástico de engenharia rígido, cuja excepcional estabilidade dimensional o torna extremamente bem avaliado no mercado. Além disso, trata-se também de um material de baixa absorção de água, baixo coeficiente de atrito, elevada resistência à abrasão e agentes químicos e ótimas características mecânicas em geral.
Na figura abaixo está o Salva Dedo, fabricado na FKP sendo um exemplo de produto feito com POM.
5. PA (Poliamida)
A poliamida (nylon) é um termoplástico com cadeia linear, também pode ser classificada como plástico de engenharia. Pode ser considerado o plástico industrial mais utilizado devido sua excelente resistência mecânica e resistência ao impacto.
Na figura abaixo está a Palanca, fabricado na FKP sendo um exemplo de produto feito com PA6.
6. ABS (Acrilonitrila butadieno estireno)
Esse material é um termoplástico muito utilizado na indústria por ser um material viável economicamente (relativamente barato), muito resistente e ao mesmo tempo leve e flexível, que pode receber qualquer tipo de cor e apresentar aspecto que vai do opaco ao transparente. Apesar de ser inflamável em altas temperaturas, em comparação a outros materiais, o plástico ABS apresenta certa resistência ao calor e às baixas temperaturas. E não para por aí, o plástico ABS também funciona como um isolante elétrico.
Na figura abaixo está a Proteção para Polia, fabricado na FKP sendo um exemplo de produto feito com ABS.
Diante destes e tantos outros tipos de plástico, nós da FKP nos colocamos a disposição para maiores esclarecimentos e dúvidas! Entre em contato com a nossa equipe e venha conhecer nosso trabalho!